APOSENTADORIA INSS 2019 — Quem tem direito, Como dar entrada

Todo trabalhador de carteira assinada ou contribuinte individual com a Previdência Social, recebe o direito da Aposentadoria INSS 2019. Mas primeiro deve atingir um tempo determinado de contribuição ou chegar a idade determinada para aposentadoria.

Fique sempre atento as regras de contribuição, as que dizem qual o valor a pagar e qual valor futuro irá receber. Para que você possa fazer um planejamento financeiro e curtir sua aposentadoria sem dor de cabeça.

O que é a Aposentadoria INSS?

Aposentadoria INSS 2019

O INSS é um órgão seguro que é responsável e que garante a aposentadoria a todos os seus contribuintes, quando ele parar de trabalhar.

Também é responsável por outros benefícios em casos como:

  • Doença;
  • Invalidez;
  • Idade avançada;
  • Desemprego;
  • Morte;
  • Maternidade;
  • Reclusão.

Para ter direito a Aposentadoria INSS, todo trabalhador tem que pagar um valor específico que, no caso dos trabalhadores de carteira assinada, já vem descontado do pagamento e os trabalhadores individuais devem fazer o pagamento através do carnê do INSS.

O tempo que deve ser feita a contribuição varia de acordo com o tipo de aposentadoria que o contribuinte vai fazer o pedido. A aposentadoria INSS 2019 substitui toda a renda do trabalhador no momento em que ele para de trabalhar para se aposentar, seja qual for o motivo.

Quem pode dar entrada na aposentadoria INSS 2019?

Aposentadoria INSS 2019Você que está perto de dar entrada no seguro de aposentadoria do INSS e ainda não sabe se está apto a receber o pagamento.

Saiba todas as classes que poderão fazer o pedido de aposentadoria abaixo:


Empregados: Trabalhadores temporários, com carteira assinada, aqueles que prestam serviços a órgãos públicos, prestadores de serviços a pessoas nomeadas para exercerem funções públicas sem ser concursada, brasileiros que trabalham em empresas nacionais e instaladas no exterior, multinacionais que estão no Brasil, organismos internacionais como: UNESCO, PNUD, OIT e Embaixadas e consultados brasileiros que estão em outros países.


Empregados Domésticos: Todo trabalhador que exerce função na casa de outras pessoas ou outra família, desde que não haja nenhum lucro para o empregador. Possui direito empregados domésticos que trabalham de: enfermeiro, jardineiro, motorista, caseiro, doméstica e governanta.


Trabalhador Avulso: São aqueles que prestam serviços para empresas, mas não são contratados por elas e nem por um sindicato.

Estão incluídos nessas funções os trabalhadores portuários que cumprem trabalho de: estivador, carregador, que faz limpeza e conservação nas embarcações, amarrador de embarcação e o vigia.

Os trabalhadores avulsos também estão na indústria de extração de sal e ensacamento de café e cacau.


Contribuinte Individual: São as pessoas que trabalham por conta própria e aqueles que prestam serviços para empresas sem fazer parte delas.

Os contribuintes individuais são por exemplo: síndicos remunerados, motoristas de taxi, vendedores ambulantes, diaristas, eletricistas, pedreiros, pintores, encanadores, trabalhadores de cooperativas, pastores entre outros.


Segurados Especiais: São os trabalhadores rurais, índios que produzam economia para a família, pescadores. Nessa função esta incluso, homens e mulheres e filhos maiores de 16 anos que trabalham com suas famílias na atividade rural.


Segurados Facultativos: Todas as pessoas maiores de 16 anos que não possui sua própria renda, mas que contribuem mensalmente com o INSS. São: donas de casa, síndicos não remunerados, estudantes, desempregados e bolsistas.


Como dar entrada na aposentadoria INSS 2019?

Para dar entrada no seguro aposentadoria INSS 2019 é preciso que você junte todos os documentos necessários, como:

  • Todos os documentos pessoais;
  • Carteira de trabalho;
  • Carnê de contribuição.

Enviar tudo junto com o pedido de aposentadoria para o site da Previdência, mesmo site da tabela do INSS 2019, veja:

Aposentadoria INSS 2019

Lembrando que para os homens é necessário 35 anos de contribuição e para as mulheres são 30 anos contribuinte, para solicitar a aposentadoria é preciso que o contribuinte faça os seguintes passos:


Conferir os dados pessoais: No INSS os funcionários vão verificar se os dados enviados estão corretos, se não há pendências, se é preciso fazer ou não alguma perícia e se já é possível se aposentar.


Esperar pela resposta: Em casa, através do site da Previdência Social, telefonema para o 135 ou em um comunicado por E-mail, é possível saber se o pedido foi aceito e se já está disponível a aposentadoria.


Acessar o site: É preciso acessar o site ou ligar para o número 135 e confirmar o pedido de aposentadoria e marcar os dias de pagamento.


Receber o pagamento: Após o pedido ser aceito e confirmado por você, já é possível começar a receber os pagamentos de sua aposentadoria e verificar seu extrato INSS.


Homens com 65 anos e mulheres com 60 anos, já atingiram a idade mínima para aposentadoria. Basta fazer o requerimento da aposentadoria através da internet, agendando um atendimento e levando os documentos que precisa para fazer o pedido de aposentadoria.

Lembrando que: todos os documentos que devem ser levados são os originais e cópias autenticadas.


Se você é contribuinte e quer se aposentar é preciso saber em qual tipo de aposentadoria você se encaixa. Atualmente são quatro tipos:

  • Por idade;
  • Por tempo de contribuição;
  • Invalidez;
  • Especial.

Trabalhadores de carteira assinada, individuais ou que cumprem alguma função remunerada e contribuem para o Meu INSS, podem solicitar aposentadoria.

Para solicitar o pedido de aposentadoria você pode agendar um atendimento no site da Previdência Social e levar a uma agência do INSS todos os documentos necessários de acordo com seu tipo de aposentadoria.

Aposentadoria INSS invalidez

Para quem não sabe, a aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário disponibilizado pelo Governo, através da www.previdencia.gov.br para que está em situação de incapacidade, concedido ao segurado que, por razão de alguma moléstia ou incapacidade, não consegue mais exercer as suas atividades laborativas.

Para ter direito à Aposentadoria por Invalidez, antes de tudo é necessário que seja cumprido os requisitos, ou seja, que atenda a carência mínima e tenha sido acometido de alguma incapacidade que o impossibilite para a realização do trabalho.

É importante frisar que a Aposentadoria por Invalidez não poderá ser atribuída se a doença que acomete o segurado for anterior à filiação ao regime geral, ou seja, se tiver acontecido antes de o segurado começar a contribuir para a Previdência Social.

Os requisitos necessário para dar entrada a Aposentadoria por Invalidez são:

Ficam isentos, pela legislação, cidadãos cujo as moléstias se apresentam como: doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, tuberculose ativa, alienação mental, hanseníase, esclerose múltipla, neoplasia maligna, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), hepatopatia grave, cegueira, cardiopatia grave, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids) ou contaminação por radiação, baseado em conclusão da medicina especializada.

É importante salientar que NÃO são requisitos para entrada à Aposentadoria por Invalidez: o tempo de contribuição ou idade.

Para que a situação do beneficio seja positiva, o segurado precisa estar contribuindo no momento do acometimento da doença ou, mesmo que ainda não esteja contribuindo no momento, estar pelo menos no período de graça de manutenção da qualidade de segurado.

Para que o cidadão consiga o seu direito a Aposentadoria por Incapacidade, a moléstia apresentada precisa ser total e permanente para a realização do trabalho, caso contrário a Aposentadoria por Invalidez poderá dar lugar ao Auxílio-Doença para o segurado.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito da aposentadoria INSS 2019, Consulta beneficio INSS ou INSS Consulta? É preciso que você deixe o seu comentário a seguir, para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *