CONSULTA BENEFÍCIO INSS 2019 — Situação do Benefício, Consultar

Qualquer contribuinte do INSS que faz a solicitação de algum benefício, aguarda com ansiedade para chegar o dia e a hora de saber os resultados e quando será efetuado o seu pagamento, para isso a Previdência Social disponibiliza a consulta benefício INSS 2019 para ajudar o aposentado.

Com a internet tudo se torna mais fácil e rápido, e o cidadão pode Consultar Benefício INSS, de qualquer computador, tablet ou celular que tenha acesso a rede. E se preferir ainda pode ligar para o número 135, onde é possível saber tudo sobre seu benefício sem precisar enfrentar filas e sem sair de casa.

Reunimos no artigo a seguir uma série de informações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido popularmente como INSS. Portanto, se deseja saber mais sobre o mesmo, vale a pena continuar a leitura abaixo. Vamos lá!

Situação do benefício INSS

A consulta INSS do seu benefício serve para que o cidadão brasileiro, possa fazer acompanhamento do seu pedido através da internet ou telefone. Ela oferece para as pessoas mais comodidade e agilidade nos serviços. E você pode acessar o site do órgão e fazer sua consulta de qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet.

Consulta Benefício INSS 2019

Todo trabalhador ou contribuinte que tem direito à aposentadoria, recebe um número do INSS. É por meio desse número que o cidadão é identificado para receber o benefício. E sempre que é feita uma consulta online ou por telefone esse número é solicitado, para segurança do próprio contribuinte.

Ter sempre esse número em mãos quando for fazer alguma consulta no site ou por telefone é essencial. Portanto, é importante anotá-lo para que você não precise fazer essas pequenas consultas direto na agência do INSS, perdendo bastante tempo em filas.

Geralmente não é informado para o beneficiário, porém esse número se encontra nos documentos de entrada da aposentadoria e na maioria das vezes esse número é o mesmo número do PIS/PASEP.

Consulta benefício INSS 2019

Para consultar benefício INSS você só precisa ter acesso a internet para entrar no site da previdência, mesmo portal onde é divulgada a tabela do INSS 2019. Além de consultar os benefícios, é possível também, agendar consulta, só escolha a data desejada, a hora e a agência do órgão que deseja ser atendido.

Para realizar a consulta benefício INSS 2019 através da internet veja o passo a passo:

Consulta Benefício INSS 2019


Passo 01: Acesse o site da Previdência Social através do endereço a seguir:  www.sipa.inss.gov.br.


Passo 02: Digite o número do seu benefício, a data de seu nascimento, seu nome e o número de seu CPF. Todos os números sem pontos, traços, barras ou espaços.


Passo 03: Digite o código de segurança da página. E por fim, clique em Visualizar.


Para aqueles que já conseguiram dar entrada na aposentadoria, também é possível consultar andamento INSS do processo e o tempo em que vai levar para estar disponível.

Depois de feita a perícia, o resultado sai entre 15 e 30 dias, em casos para auxilio doença, para outros casos o tempo varia entre 30 e 45 dias.

Se receber alguma carta de exigência, reveja seus documentos e verifique suas informações para que a correção seja feita o mais breve possível, liberando então o pedido do benefício.

Como saber o número do INSS?

Através da plataforma online do Instituto Nacional do Seguro Social é possível visualizar uma série de informações. E além de visualizar, é possível também resolver algumas situações de maneira rápida e prática, sem sair de casa.


Para saber o número do benefício INSS pelo CPF:

  • Faça o teste e tente marcar um atendimento site do DataPrev;
  • No lugar do número do benefício, tente digitar o número do seu PIS/PASEP.

Para saber o número do benefício INSS pelo NIT:

  • Assim, como acima. Faça um agendamento no site do DataPrev;
  • Onde pedir o número do benefício, digite o número do NIT.

Se entrar, você terá descoberto o número do benefício, já que será o mesmo que o NIT.

Lembrando que o NIT, é o número criado para todos que possuem cadastro na Previdência Social. Para saber o número do NIT você deve ligar para a central de atendimento (135).


Para saber o número do benefício INSS auxilio doença:

Quando você solicita o auxílio doença, é possível consultar o andamento pelo site da Previdência Social.

Porém, dentre as informações solicitadas estará o número do benefício ou do requerimento. Esses números, geralmente são os mesmos, e que deve ser encontrado nos papéis que a previdência forneceu a você na hora do pedido.

O número do benefício INSS é muito sigiloso, não existe na internet nenhum meio que possa fornecer ele.

Somente a previdência é capaz de liberar essa informação por meio do telefone 135 e você ainda deve informar os números de seu CPF corretamente.


A consulta benefício INSS 2019 é um jeito prático e rápido fornecido a todo cidadão brasileiro, de consultar e acompanhar o andamento de seu pedido de benefício através da internet no site da Previdência Social.

Além disso, você encontra outras opções de serviços que podem facilitar o atendimento e agilizar na hora que você precisa ir a uma agência do INSS.

Qualquer dúvida a respeito da consulta, atendimento, agendamento e outros, você pode ligar para o número 135, de segunda a sábado das 7:00 horas até as 22:00 horas e solicitar informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *