CONSULTA BENEFÍCIO INSS 2019 — Situação do Benefício, Consultar

Qualquer contribuinte do INSS que faz a solicitação de algum benefício, aguarda com ansiedade para chegar o dia e a hora de saber os resultados e quando será efetuado o seu pagamento, para isso a Previdência Social disponibiliza a consulta benefício INSS 2019 para ajudar o aposentado.

Com a internet tudo se torna mais fácil e rápido, e o cidadão pode Consultar Benefício INSS, de qualquer computador, tablet ou celular que tenha acesso a rede. E se preferir ainda pode ligar para o número 135, onde é possível saber tudo sobre seu benefício sem precisar enfrentar filas e sem sair de casa.

Reunimos no artigo a seguir uma série de informações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido popularmente como INSS. Portanto, se deseja saber mais sobre o mesmo, vale a pena continuar a leitura abaixo. Vamos lá!

Situação do benefício INSS

A consulta INSS do seu benefício serve para que o cidadão brasileiro, possa fazer acompanhamento do seu pedido através da internet ou telefone. Ela oferece para as pessoas mais comodidade e agilidade nos serviços. E você pode acessar o site do órgão e fazer sua consulta de qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet.

Consulta Benefício INSS 2019

Todo trabalhador ou contribuinte que tem direito à aposentadoria, recebe um número do INSS. É por meio desse número que o cidadão é identificado para receber o benefício. E sempre que é feita uma consulta online ou por telefone esse número é solicitado, para segurança do próprio contribuinte.

Ter sempre esse número em mãos quando for fazer alguma consulta no site ou por telefone é essencial. Portanto, é importante anotá-lo para que você não precise fazer essas pequenas consultas direto na agência do INSS, perdendo bastante tempo em filas.

Geralmente não é informado para o beneficiário, porém esse número se encontra nos documentos de entrada da aposentadoria e na maioria das vezes esse número é o mesmo número do PIS/PASEP.

Consulta benefício INSS 2019

Para consultar benefício INSS você só precisa ter acesso a internet para entrar no site da previdência, mesmo portal onde é divulgada a tabela do INSS 2019. Além de consultar os benefícios, é possível também, agendar consulta, só escolha a data desejada, a hora e a agência do órgão que deseja ser atendido.

Para realizar a consulta benefício INSS 2019 através da internet veja o passo a passo:

Consulta Benefício INSS 2019


Passo 01: Acesse o site da Previdência Social através do endereço a seguir:  www.sipa.inss.gov.br.


Passo 02: Digite o número do seu benefício, a data de seu nascimento, seu nome e o número de seu CPF. Todos os números sem pontos, traços, barras ou espaços.


Passo 03: Digite o código de segurança da página. E por fim, clique em Visualizar.


Para aqueles que já conseguiram dar entrada na aposentadoria, também é possível consultar andamento INSS do processo e o tempo em que vai levar para estar disponível.

Depois de feita a perícia, o resultado sai entre 15 e 30 dias, em casos para auxilio doença, para outros casos o tempo varia entre 30 e 45 dias.

Se receber alguma carta de exigência, reveja seus documentos e verifique suas informações para que a correção seja feita o mais breve possível, liberando então o pedido do benefício.

Como saber o número do INSS?

Através da plataforma online do Instituto Nacional do Seguro Social é possível visualizar uma série de informações. E além de visualizar, é possível também resolver algumas situações de maneira rápida e prática, sem sair de casa.


Para saber o número do benefício INSS pelo CPF:

  • Faça o teste e tente marcar um atendimento site do DataPrev;
  • No lugar do número do benefício, tente digitar o número do seu PIS/PASEP.

Para saber o número do benefício INSS pelo NIT:

  • Assim, como acima. Faça um agendamento no site do DataPrev;
  • Onde pedir o número do benefício, digite o número do NIT.

Se entrar, você terá descoberto o número do benefício, já que será o mesmo que o NIT.

Lembrando que o NIT, é o número criado para todos que possuem cadastro na Previdência Social. Para saber o número do NIT você deve ligar para a central de atendimento (135).


Para saber o número do benefício INSS auxilio doença:

Quando você solicita o auxílio doença, é possível consultar o andamento pelo site da Previdência Social.

Porém, dentre as informações solicitadas estará o número do benefício ou do requerimento. Esses números, geralmente são os mesmos, e que deve ser encontrado nos papéis que a previdência forneceu a você na hora do pedido.

O número do benefício INSS é muito sigiloso, não existe na internet nenhum meio que possa fornecer ele.

Somente a previdência é capaz de liberar essa informação por meio do telefone 135 e você ainda deve informar os números de seu CPF corretamente.


A consulta benefício INSS 2019 é um jeito prático e rápido fornecido a todo cidadão brasileiro, de consultar e acompanhar o andamento de seu pedido de benefício através da internet no site da Previdência Social você também pode acessar seu extrato INSS ou extrato de pagamento, acessando www previdencia gov br.

Além disso, você encontra outras opções de serviços que podem facilitar o atendimento e agilizar na hora que você precisa ir a uma agência do INSS.

Consulta benefício INSS Aposentadoria por Invalidez

 

A aposentadoria por Invalidez é um benefício da Previdência oferecido pelo Governo para que está em situação de alguma moléstia ou incapacidade física ou mental, concedido ao segurado, não consegue mais exercer as atividades laborativas.

Para que o segurado tenha o direito à Aposentadoria por Invalidez, é necessário que seja cumprido os requisitos necessários, ou seja, é preciso que se cumpra a carência mínima e que tenha ocorrido alguma incapacidade que o impossibilite para a realização do trabalho dário.

Para o primeiro passo, o cidadão deve requerer um auxílio-doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. Durante esse processo, a perícia médica irá avaliar a situação do cidadão, e caso seja constatada a incapacidade permanente para a atividade laboral, sem possibilidade de reabilitação para qualquer outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada.

  • Moléstia anterior à filiação do regime geral à Previdência: não possui direito à aposentadoria por invalidez quem se vincular à Previdência  já com moléstia ou lesão que possa agregar o benefício, em excessão quando a incapacidade resultar do agravamento da enfermidade;
  • Adicional de 25% no valor do beneficio: o aposentado por invalidez que vier a precisar de assistência permanente de outra pessoa, nas condições previstas em lei nº 8.213/1991, poderá requerer o direito a um acréscimo de 25% a mais no valor do benefício da aposentadoria, inclusive sobre o 13º salário (em caso de dúvidas, consulte o artigo 45 da Lei nº 8.213/1991).
  • Solicitação de acompanhante em suas perícias médicas: o segurado poderá solicitar a presença de uma outras pessoas como acompanhante (inclusive seu próprio médico, se assim preferir) durante a realização da perícia médica. Para isso, é preciso preencher o formulário de solicitação de acompanhante e levá-lo no dia da realização da perícia. O pedido será analisado pelo perito médico e correndo o risco de ser negado, com a devida justificativa para tal, caso a presença do acompanhante solicitado possa interferir no ato pericial.

Qualquer dúvida a respeito da consulta, INSS extrato atendimento, agendamento e outros, você pode ligar para o número 135, de segunda a sábado das 7:00 horas até as 22:00 horas e solicitar informações ou mesmo acessar o portal da previdencia gov br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *